Banda Ka deve ganhar mais 500 MHz

A equipe técnica da Anatel encaminhou ao conselho diretor proposta de resolução ampliando o espectro destinado aos satélites de band Ka, a partir dos resultados da consulta pública.

ondas frequencia wikimediaA boa notícia para o segmento de satélite foi dada pelo superintendente de Outorga e Recursos da Prestação, Vitor Menezes, durante painel realizado hoje (18) no Futurecom, em São Paulo, para discutir as inovações do segmento. Menezes comunicou que foi assinada hoje a resolução, a ser encaminhada ao conselho diretor da Anatel, propondo a ampliação do espectro destinado aos satélite de banda Ka em 500 MHz. “Esse foi o encaminhamento da área técnica após a consulta pública que foi feita sobre esse ponto específico”, disse ele.

Menezes também comunicou que espera, logo no início do ano, poder colocar em prática a nova norma de licenciamento de estações de banda ka. O licenciamento, hoje individual, passará a ser feito por lotes, as exigências de documentação serão muito simplificadas e não será mais necessária comprovar a localização da antena. Essa é uma demanda dos operadores e integradores, pois, com a banda Ka, demanda a instalação de um grande volume de antenas, tornando impossível cumprir as formalidades burocráticas sem atropelas os cronogramas de ativação da rede em prazo ágil.

Avatar photo

Lia Ribeiro Dias

Seu nome, trabalho e opiniões são referências no mercado editorial especializado e, principalmente, nos segmentos de informática e telecomunicações, nos quais desenvolve, há 28 anos, a sua atuação como jornalista.

Artigos: 416