Bancos e teles saem à frente na transformação digital, diz pesquisa


Companhias do setor financeiro e de telecomunicações estão à frente no processo de transformação digital. A constatação é do estudo How Digital Champions Invest – ou Como Investem os Campeões Digitais, em português –, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e que avaliou o Índice de Aceleração Digital (IAD) em nove segmentos da indústria.

Classificados como “campeões digitais”, os setores de Serviços Financeiros e de Telecomunicações tiveram mais de 25% de suas empresas recebendo alta pontuação no IAD. Já no outro extremo estão as áreas de Energia e Setor Público, das quais mais de 40% das organizações obtiveram baixa pontuação no IAD e, com isso, foram incluídas no grupo dos “atrasados digitais”. Na faixa intermediária, estão, em ordem decrescente, os setores de Tecnologia, Automotivo, Transformação, Seguros e Consumo & Varejo.

PUBLICIDADE

O IAD é uma metodologia criada pelo BCG que avalia o nível de maturação tecnológica de uma companhia. Seu cálculo considera fatores como a presença do digital na orientação da estratégia de negócios da empresa, a digitalização da atividade principal, o desenvolvimento de novas ferramentas e os facilitadores para a sua implantação.

Para a realização do estudo, a consultoria entrevistou executivos de mais de 1.800 companhias asiáticas, europeias e dos Estados Unidos. (assessoria de imprensa).

Anterior Telebras aplica 6,2% do seu orçamento no primeiro semestre
Próximos Furukawa garante descarte adequado a mais 137 toneladas de sucata