Banco iti dá 100% da CDI para portabilidade do salário

Iti, banco digital do Itaú Unibanco, disponibiliza a migração salarial. Especialistas comentam sobre a opção.
Iti, banco digital do Itaú Unibanco, permite a portabilidade de salários de outras instituições para a conta do banco direto pelo app e de forma gratuita. A nova funcionalidade faz parte da estratégia da marca em ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros do banco digital, a empresa também propaga a informação que com a transferência salarial para o aplicativo, o salário pode render 100% do CDI sem cobrança de IOF.  A novidade também aumenta a possibilidade de aprovação de crédito via cartão ou empréstimo.

A transferência do salário para uma única conta pode beneficiar o controle financeiro e, caso a conta do iti seja a escolhida, a ausência de taxas, comum em bancos digitais, contribui para a saúde financeira do usuário, argumenta a empresa. 

“Decidimos trazer a possibilidade dos usuários concentrarem todas as suas finanças em nossa conta. Com a opção da portabilidade de salário, os clientes poderão receber suas remunerações direto no iti, fazendo também com que o salário passe a render a 100% do CDI desde o dia de seu recebimento. Além disso, quando o cliente concentra as suas finanças conosco, alavancarmos a capacidade de conhecê-lo melhor, aumentando as chances de ter acesso às nossas linhas de crédito”, afirma João Araújo, diretor do iti Itaú.

Outras opiniões

Para  Rafael Pires, CSO do Instabanco, hub de serviços bancários para empresas. A utilização de apenas uma conta bancária pode, ao invés de contribuir, prejudicar o usuário. “Caso você tenha apenas uma conta financeira, os riscos são maiores em casos de instabilidade ou ataques a instituição, sendo o ideal a utilização de múltiplas contas para evitar esse problema.  Já do ponto de vista de organização financeira, múltiplas contas podem auxiliar separando as cobranças e ganhos da vida financeira do usuário, separando-as por funções como gastos diários, investimentos, dividendos, etc” afirma o especialista. 

Por sua vez, Diego Hernandez, economista pela universidade Mackenzie, e fundador da Ativo Investimentos, acredita que a unificação de da vida bancária em apenas uma conta tem saldo positivo para o usuário. “ Acredito que centralizar toda a vida financeira em apenas uma conta tem um cenário mais positivo que negativo, o cliente acaba por organizar um pouco mais as finanças e tem uma visão geral do quanto está gastando e recebendo. Contudo, é importante lembrar de manter-se atento às ofertas do mercado e migrar de banco caso ache interessante”, conclui o economista.

Por fim, caso a migração salarial para a conta iti seja interessante, o cliente deve informar o CNPJ e a razão social da empresa e a instituição financeira em que atualmente recebe o pagamento. A análise do pedido é feita em até 10 dias úteis e, assim que aprovado, o salário passa a ser creditado automaticamente na conta, no mesmo dia de pagamento. 

*Ettory Jacob é estagiário de jornalismo da Momento Editorial

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770