B3 negocia ETF focado em mulheres na liderança

Gerido pelo Safra Asset, o novo fundo negociado pela B3 tem como referência o índice Teva Mulheres na Liderança
B3-Safra-2022-foto-divulgacao-credito-Cauê-Diniz.jpg
Foto Divulgação: Cauê Diniz

O B3, empresa global de infraestrutura de mercado financeiro, realizou na terça-feira, 8, as negociações do SAFRAETELAS, primeiro Exchange Trade Funds (ETF) focado em índice ligado a mulheres em cargos de liderança nas empresas.

Gerido pelo Safra Asset, o novo fundo negociado pela B3 tem como referência o índice Teva Mulheres na Liderança, que acompanha a performance de empresas com políticas notáveis de diversidade de mulheres em cargos de diretoria, conselho e comitês.

A base analisada pelo índice é composta por 342 empresas listadas e negociadas no Brasil, sendo que as 50% melhor avaliadas passam a compor a carteira. São 150 mil cargos avaliados por recorte de gênero, com um histórico de cinco anos de acompanhamento.

Apesar do rebalanceamento trimestral, a análise é feita mensalmente para acompanhar os resultados da adoção de políticas de igualdade de gênero, levando em conta a participação de mulheres em cargos de liderança nas mais de 8 mil posições avaliadas como critério para compor o score das empresas.

Em parceria com instituições do mercado, como S&P Dow Jones e Great Place to Work, a B3 disponibiliza atualmente oito  índices ESG. Entre os destaques está o ISE B3, que, desde 2005, serve de aliado na análise do comprometimento das empresas com as melhores práticas de gestão e sustentabilidade. Além dos índices, também são negociados na bolsa do Brasil 5 ETFs ESG, incluindo o ELAS11.

O Exchange Traded Fund (ETF) é um produto que tem sua performance referenciada em um índice, acompanhando assim o desempenho de diversas empresas através de um único produto. O produto é negociado de forma similar ao investimento em ações. Os investidores devem adquirir os produtos que mais se alinham a sua estratégia e perfil, levando em consideração que o ETF possibilita uma maior diversificação através de uma única operação. Acesse aqui para saber mais sobre ETFs.

(Com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770