AT&T vai testar banda larga em redes elétricas com tecnologia própria

A AT&T informou ontem, 20, conforme o The Wall Street Journal que irá iniciar os testes no próximo ano de uma tecnologia já por ela patenteada, chamada AirGig, capaz de levar de forma mais rápida e barata a banda larga pelos linhões das redes elétricas. Mas ainda irá demorar alguns anos para a tecnologia estar pronta comercialmente.

antenas 06A gigante norte-americana poderá ter descoberto a tecnologia disruptiva das telecomunicações? Ontem, 20,  o The Wall Street Journal publicou notícia informando que a AT&T depositou várias patentes e descobriu um jeito de entregar banda larga de alta velocidade pelos linhões das redes elétricas. A empresa alega que essa tecnologia poderá fazer com que a banda larga fique mais barata e mais rápida de ser levada para regiões mais difíceis. A empresa pretende iniciar os testes no próximo ano, informou John Donovan, Chief Strategy Officer da operadora à publicação

Conforme o executivo, a tecnologia é uma antena colocada sobre a rede de energia elétrica e um equipamento de telecom wireless, que irradia pelas cabos da rede elétrica,proporcionando conexão à internet a velocidades de gigabits.

A empresa pretende iniciar os testes em 2017, mas imagina que a tecnologia só estará disponível comercialmente dentro de alguns anos. O produto já tem nome: vai se chamar AirGig.

No Brasil, a AT&T controla  a operadora de TV paga Sky TV.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10397