Ascenty amplia campus de data center em SP


 Ascenty amplia campus de data center em SP
Crédito: Ascenty

A empresa de data centers Ascenty iniciou a construção de sua quarta unidade em Osasco (SP). A infraestrutura terá um investimento total de R$ 220 milhões em 7.000 m² de área construída e 9 MW de potência total. Com previsão de início de operação em dezembro deste ano, o empreendimento ampliará o campus de data centers para uma potência total de 33 MW.

Com essa instalação em São Paulo, a Ascenty contabiliza, o 28º data center próprio no Brasil, Chile e México, sendo o 19º em operação e oitavo em construção. Até o fim de 2022, a companhia terá iniciado as operações de cinco novas instalações, duas no Brasil — São Paulo 4 e Hortolândia 5 — e três no exterior — México 1 e 2 e Chile 2.

PUBLICIDADE

Segundo Marcos Siqueira, vice-presidente de Operações da Ascenty, a expansão da empresa visa a suportar o crescimento da demanda por serviços de data centers e migração para a nuvem por empresas de todos os segmentos da economia.

“Hoje, o consumo de internet em nossas instalações é cerca de 300% na comparação com fevereiro de 2020, antes da pandemia. Já o consumo de energia, nosso principal insumo, quase que dobrou no período. Aumentamos em número de clientes, mas aqueles que já estavam em nossas instalações também expandiram o uso, o que evidencia o aquecimento do mercado”, avalia Siqueira.

Padrão de conectividade

O São Paulo 4 está interligado na rede fibra ótica proprietária de 5.000 km, mas por ser carrier neutral (rede neutra), também possui acesso às redes das principais empresas de telecomunicação do país. Para o funcionamento ininterrupto dos data centers, a energia é 100% de fontes renováveis negociada no mercado livre de forma incentivada. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Labriola recebe sinal verde para vender ativos de infraestrutura do Grupo TIM
Próximos Programa Digitaliza Brasil, do MCom, entra em fase final