As operadoras com internet móvel mais rápida do Brasil, segundo o Speedtest


Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A plataforma de medição de velocidade Ookla Speedtest divulgou hoje, 18, ranking das operadoras com internet móvel mais rápida do Brasil. Os números trazem o cenário visto no primeiro trimestre deste ano.

Quem ficou no topo do pódio em banda larga móvel foi a Claro. A tele apresentou mediana de velocidade de download de 33,53 Mbps. A mediana representa o valor exatamente no meio de todas as medições feitas. Por exemplo, se foram feitas 10 mil medições, a mediana mostra o número da medida 5 mil. A empresa optou por este modelo para evitar que planos pouco vendidos, mas com altas taxas de download, distorçam o resultado.

PUBLICIDADE

As operadoras Vivo e TIM apresentaram velocidade mais de 30% inferior, com medianas para o download de 20,97 Mbps (Vivo) e 20,04 Mbps (TIM). A Oi Móvel, que em breve deixará de existir, registrou 11,70 Mbps.

Quanto o assunto é latência, no entanto, a TIM passa ao topo do ranking da Ookla Speedtest, com mediana de 26 ms. Quanto mais baixo o número da latência, melhor. Este é o tempo que um dado leva para chegar ao servidor e ser processado. A Claro registrou mediana de 27 ms de latência. A Vivo, de 29 ms. E a Oi, de 31 ms.

De todas as medições, entre todas as operadoras, a mediana brasileira de internet móvel tem velocidade de download de 22,3 Mbps. O upload é de 7,76 Mpbs, e a latência, de 28 ms. Com isso, o Brasil perdeu quatro posições no ranking de países com melhor internet móvel em relação ao 4º trimestre de 2021, e figura hoje na 82ª posição.

5G e mais

O Speedtest já registra também dados das redes 5G DSS brasileiras. Nesta modalidade, a Claro também ficou à frente, com mediana de 72,35 Mbps de download. A TIM veio em seguida, com 62,8 Mbps. E a Vivo depois, com 62,38 Mbps.

A consultoria chegou a outras conclusões. Descobriu que a Apple domina as medições de maior velocidade, com o iPhone 13 Pro reportando melhores medianas de download, upload e latência. O que pode ter relação também com os planos mais caros assinados por quem tem estes aparelhos. Além do 13 Pro, o top 5 da Ookla para celulares no brasil tem o iPhone 13 Pro Max, o iPhone 13, o iPhon 12 5G e o iPhone 12 Pro 5G.

Das capitais, Brasília tem as redes móveis mais rápidas, como se vê na tabela abaixo.

PUBLICIDADE
Anterior Campo Grande sanciona nova lei de antenas
Próximos Aquário cria operadora virtual baseada em rede da TIM e infra da Americanet