PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia e Inovação DMI

As Inovações tecnológicas de 2023, aponta especialista

Metaverso, mais aplicações 5G, Net Zero, superapps, criptosegurança avança, IA adaptável, cidades mais inteligentes
As inovações Tecnológicas para 2023 | Foto: Divulgação
Ruy Rede, especialista em Tecnologia e CEO da BTTECH | Foto: Divulgação

As inovações tecnológicas têm proporcionado uma verdadeira revolução, que garantiram uma melhor eficiência, otimização e até mesmo aceleraram ainda mais a transformação digital nas organizações. Para dar continuidade a esse processo, ou até mesmo incentivar o desenvolvimento de novidades como soluções, as corporações precisam estar atentas às principais tendências no segmento daqui para frente.

Para 2023 não será diferente porque a transformação digital tomou conta do mundo em diferentes setores. Essa atenção às tendências tecnológicas ganhou uma importância ainda maior. Afinal, trata-se de um esforço para não ficar atrás da concorrência e se manter atualizado frente a essas mudanças, cada vez mais ágeis nas empresas.

“As invenções e inovações sempre trazem desconforto, pois desafiam o status quo (situação do momento) e propõem novas formas ou modelos de negócio. Apesar disso, as corporações precisam estar ligadas a toda essa movimentação para não perderem competitividade”, destaca Ruy Rede, especialista em inovação tecnológica e CEO da BTTECH, lawtech com soluções para o setor Jurídico.

O especialista destaca 10 tendências tecnológicas que as organizações devem ficar atentas em 2023. Conheça quais são:

1– Uso do metaverso
Um assunto que jamais deve ser esquecido como tendência tecnológica é o metaverso. Um estudo do Gartner prevê que mais de 40% das grandes instituições em todo o mundo usarão uma combinação de Web3, nuvem, realidade aumentada e gêmeos digitais em projetos baseados em metaversos para aumento de receita.

“O assunto já está em pauta nos ecossistemas de inovação e também nas organizações e é uma das principais tendências. “Esse tema terá um papel relevante na integração das pessoas irá propiciar situações favoráveis ao desenvolvimento tecnológico”, ressalta Rede.

2- Maior aplicação do 5G
Na avaliação do especialista, a tecnologia 5G já é uma realidade depois de chegar ao país definitivamente. Muito além dos smartphones, a quinta geração da internet oferece ultravelocidade na transmissão de dados, novas aplicações e uma nova transformação na tecnologia.

Segundo Rede, a aplicação do 5G vai aumentar exponencialmente em 2023, diante da sua consolidação após a chegada de fato ao país. “As empresas precisam estar de olho nessa tendência porque irá impactar no dia a dia das companhias.”

3- ESG e Net Zero
Os conceitos de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) e Net Zero (tradução para zero emissões de carbono) estarão definitivamente na pauta das empresas. “Não é simplesmente por tendência, mas porque trará benefícios reais para os investidores. A consciência ambiental passa a ser bom negócio”, avalia o especialista.

Com isso, as organizações deverão investir mais em soluções inovadoras projetadas para atender à demanda ESG e redução de emissão para cumprir as metas. Dessa forma, as instituições precisam de novos processos que aumente a eficiência energética e dos materiais de serviços de tecnologia.

 4- Uso de SuperApps
Outra grande tendência para o próximo ano será o uso mais frequente dos SuperApps, que combinam recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software. Ele fornece um ambiente ideal para terceiros desenvolverem e publicarem seus próprios miniaplicativos, além do seu próprio conjunto de funcionalidades.

“Esses ambientes serão os locais onde conseguiremos integrar praticamente toda a nossa vida digital”, avalia o CEO da BTTECH. O levantamento do Gartner destaca que mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de vários SuperApps até 2027.

 5- Tokens vão ganhar mais espaço
Outra tendência tecnológica que deve se destacar em 2023 é o fato dos tokens substituírem o controle de ativos. Também conhecido como tokenização, esse processo “transforma” os dados reais em outros equivalentes de forma digital e segura, sempre protegidos por uma chave de criptografia. Isso pode ser feito com bens, ativos e até moedas correntes, sem que sejam alterados virtualmente.

“Os tokens vão acelerar ainda mais as transações financeiras e de transferência de bens”, antecipa o especialista. O processo de tokenização também vai permitir a redução dos custos voltados para a emissão de títulos e a captação de recursos.

6– Criptografia como ferramenta de cibersegurança

Apesar de seu papel relevante no novo modelo financeiro, a criptografia também ganha espaço como uma ferramenta a ser usada nas práticas de cibersegurança. “Ela será cada vez mais aperfeiçoada para esse tipo de aplicação, inclusive em 2023”, ressalta Rede.

O objetivo dessa aplicação é transformar dados e mensagens a ponto de serem difíceis de decifrar em um possível ataque de hackers. Por meio dela, algoritmos são usados para geração de chaves criptográficas, assinaturas digitais e de verificações para proteger a privacidade dos dados e até transações financeiras das empresas.

7 – Soluções de privacidade
Outro assunto cada vez mais em pauta é o desenvolvimento de soluções para administração de privacidade. De acordo com o especialista, a franca evolução das bases de dados das empresas e do governo nos últimos anos tem proporcionado uma expansão de iniciativas do gênero.

O tema ganhou mais corpo inclusive diante da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já que as corporações precisam se adequar à nova legislação e garantir a segurança de suas informações.

 8- IA mais adaptável
Para o CEO da BTTECH, a Inteligência Artificial (IA) se tornará cada vez mais adaptável. Por esse motivo, poderá se tornar uma aliada com maior importância das empresas, principalmente na tomada de decisões e nos processos produtivos.

“As máquinas aprenderão além do conhecimento inserido como base e poderá trazer novas perspectivas e soluções para o ser humano. Isso contribui muito em escolhas e em definições”, ressalta Rede.

 9 – Avanço na Saúde
Para Ruy Rede, a Saúde é uma área que as empresas precisam ficar de olho em 2023. O motivo, segundo ele, é porque o setor terá uma evolução bem significativa em termos tecnológicos.

Entre os temas que vão entrar como tendências tecnológicas dentro do segmento, estão a telemedicina e o desenvolvimento de medicamentos por meio de testes virtuais. “Na verdade, isso não acontecerá pelo bem da humanidade, mas devido ao custo das doenças para o Poder Público”, avalia o CEO da BTTECH.

10- Mais cidades inteligentes
O especialista também aponta que o conceito de cidades inteligentes deverá se expandir em mais municípios do país, com objetivo de ficarem bastante eficientes. Para isso, utilizam a tecnologia de forma estratégica para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias conforme a demanda dos moradores.

“É necessário ficar atento e pronto para se adaptar a essas inovações. Essa lista é bem longa, mas pode crescer a cada dia com o avanço da tecnologia”, completa Rede.

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado