Arm anuncia acordo com a Intel

A designer de chip vai licenciar sua arquitetura para a Intel fabricar semicondutores, que lhe abram as portas dos mercados de smartphones e IoT.

Fornecedoras para 4G prometem tecnologia nacionalA empresa inglesa de designer de chip Arm anunciou que licenciará sua tecnologia para a Intel produzir chips. O acordo com a Arm, que foi adquirida pela japonesa Softbank (a compra vale a partir de 5 de setembro), abre à Intel um novo caminho no mercado de semicondutores para smartphone e Internet das Coisas (IoT), no qual vinha enfrentando a feroz competição dos fabricantes de chips com desenho industrial da Arm.

O acordo com a Arm permitirá à Intel disputar, em condições de igualdade, com outros fabricantes de chips como Taiwan Semiconductor Manufacturing e Samsung, que também estão competindo pelos negócios de companhias como Qualcomm e Apple. Aliás, a Apple é um dos maiores clientes da Arm – toda sua linha de chips do iPhone e iPad é baseada na arquitetura daquela empresa. É natural supor que, a partir de agora, a Intel se qualifica como candidata preferencial a fabricante de chips para as futuras gerações de iPhone.

No começo do ano, Brian Krzanich, CEO da Intel, anunciou um reposicionamento estratégico da empresa que passaria a focar em

dispositivos conectados ou no mercado de IoT. “Estamos trabalhando para transformar nossa companhia de uma companhia de PC em uma empresa que interconectará na nuvem bilhões de dispositivos inteligentes”, escreveu a seus empregados à época. O acordo com a Arm é o passaporte para tirar esse reposicionamento do papel. (Com noticiário internacional).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 529