Argentina pode anunciar escolha pelo padrão de TV digital do Brasil este mês


A Argentina pode anunciar a escolha pelo padrão nipo-brasileiro de TV digital no próximo dia 20, quando a presidente daquele país, Cristina Kirchner, se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. A expectativa é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que prevê boas chances, em dois ou três mêses, de …

A Argentina pode anunciar a escolha pelo padrão nipo-brasileiro de TV digital no próximo dia 20, quando a presidente daquele país, Cristina Kirchner, se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. A expectativa é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que prevê boas chances, em dois ou três mêses, de uma série de decisões importantes sobre o assunto na América do Sul.

Na semana passada, Costa esteve em Lima, no Peru, apresentando  ao presidente daquele país, Alan Garcia, e ministros de Estado para tratar das qualidades e vantagens do modelo de TV Digital ISDB-T (Integrated Systems Digital Broadcasting Terrestrial) adotado pelo Brasil. Esta semana, uma equipe da Presidência da República, chefiada pelo assessor especial André Barbosa, está em Havana, Cuba, com o mesmo objetivo.

Além desses três países, há entendimentos com o governo Chileno e Venezuelano sobre o padrão digital nipo-brasileiro. "Nosso projeto é vitorioso porque é mais moderno, mais simples e resolve todas as questões levantadas pelos dirigentes", disse Costa. Ele se queixou  da campanha que a Comunidade Européia faz contra o padrão brasileiro.

PUBLICIDADE

Na viagem, Hélio Costa levou representantes das indústrias Linear, que produz transmissores, e Proview, que produz conversores para TV digital. Ele disse que as duas fábricas estão prontas para instalar unidades no Peru para produção dos equipamentos.

Anterior Costa quer canais de TV para celulares na faixa das TVAs
Próximos 3G Americas recomenda migração para novo número IP