Apple lança iPad Pro menor

Fabricante afirma que formato de 9,7 polegadas é o mais popular entre compradores do tablet

ipad pro 10 pencil smartkeyboard apple tabletA Apple lançou hoje, 21, em São Francisco, nos Estados Unidos, uma nova versão de seu tablet voltado para o mercado profissional. O novo iPad Pro é menor que o primeiro modelo, de 2015, mas traz os mesmos componentes internos. A tela mede 9,7 polegadas. Segundo a fabricante, este é formato mais popular entre os consumidores de seus tablets.

Internamente, traz processado de 64 bits A9X, quatro saídas de som, câmera de 12 megapixels, 5 MP no caso da dianteira. O dispositivo é compatível com a caneta digitalizadora produzida pela empresa, a Apple Pencil, e com o teclado Smart Keyboard. Em conjunto com estes acessórios, a Apple acredita ter um equipamento concorrente à altura de notebooks tradicionais.

A empresa afirma que fez melhorias na tela Retina, que ficou 25% mais clara e 40% menos reflexiva que a encontrada no iPad Air 2, de 2014. O aparelho tem 6,1 mm de espessura. Nos modelos com conectividade móvel, é compatível com redes LTE.

A grande inovação deste modelo, porém, está no sistema de som. O aparelho tem quatro alto-falantes, que reproduzem som estéreo. O aparelho percebe a inclinação horizontal e vertical, através de sensores, e distribui o áudio automaticamente, passando a reconhecer trilhas Dolby Digital Plus em qualquer filme. É possível, inclusive, conectar o aparelhos a home-theaters usando o adaptador adequado.

O tablet vai custar US$ 599, sem impostos, nos Estados Unidos (32 GB e apenas com WiFi). Com conectividade móvel LTE, custará US$ 729. Haverá modelos com 32 Gb, 128 Gb e 256 Gb de armazenamento. Para efeito de comparação, o iPad Pro de 12,9 polegadas, lançado ano passado, mais barato custa US$ 799 sem taxas, lá fora. O tablet começa a ser vendido em 31 de março em 13 países, e no começo de abril em mais 47 países. A companhia não revelou quando pretende trazer o dispositivo para o Brasil.

ipad pro 10 cores apple ios

O evento contou também com lançamento de uma versão menor do iPhone, chamada SE, redução do preço do modelo mais simples do Watch, relógio inteligente da empresa, para US$ 299 sem impostos, e lançamento do Carekit, aplicativo que reúne prontuário médico de pacientes.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 529