PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Aplicações

Apesar de conectado, brasileiro gasta menos com apps que usuários de outros países

Game Free Fire dominou as receitas no Brasil, seguido de Brawl Stars. Jogo mais baixado no ano foi o Run Race 3D

Informações publicadas nesta semana pela consultoria App Annie sobre o mercado global de aplicativos mostram que o Brasil é um país “mobile first”, em que há mais conectados por dispositivos móveis do que por qualquer outro método. Mostra também que passamos muito mais tempo navegando em apps do que a maioria das pessoas de outros país. Mas também  demonstra o baixo interesse do consumidor em meter a mão no bolso.

Embora passemos tanto tempo online no celular sejamos o terceiro país onde mais se faz download de aplicativos, atrás de apenas de China e Índia, ainda gastamos pouco dinheiro para comprar os programas de smartphone, na aquisição de bens digitais (“in app purchases”) dentro dos aplicativos, ou mesmo com a assinatura de serviços, se comparados com usuários de outros países.

O mesmo relatório aponta que a receita média por usuário aqui é baixa. Coreia do Sul, Japão, China, Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, França e Rússia: todos esses países apresentam uma receita média por usuário de app maior que a vista no Brasil.

Na Coreia do Sul, os usuários aceitam gastar mais dinheiro com apps, especialmente games. O país liderou o índice de receita média por usuário (que normalizou moedas para se fazer uma comparação entre diferentes mercados). Ali, o jogo que mais faturou no ano teve índice de ARPU acima de 50. A média do mercado sul-coreano ficou em cerca de 13.

Games de maior sucesso

Os jogos eletrônicos continuam a ser o principal negócio no mercado de aplicativos. Nenhum segmento tem tantos downloads ou movimenta tanto dinheiro no celular como o de games. Segundo a App Annie, 1.121 jogos registraram gastos acima de US$ 5 milhões por parte dos usuários, 17% mais que em 2017.

Chamou a atenção, porém, o crescimento dos jogos com faturamento acima de US$ 100 milhões. Estes aumentaram para 140, ante 116 em 2018 e 88 em 2017. Os dados levam em conta tanto o sistema Android, como o iOS.

A consultoria listou os jogos que mais fizeram sucesso em diferentes países. No Brasil, o jogo mais baixado de 2019 foi Run Race 3D. Também elencou os jogos de maior receita. Por aqui, foi o Free Fire.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS