Anúncio sobre desligamento da TV analógica começa em Brasília em 3 de abril


Conforme o conselheiro Rodrigo Zerbone, Brasília e a cidade do Rio Verde, em Goiás, começam na mesma data o anúncio do desligamento da TV analógica. SEgundo o conselheiro, a data está definida em 3 de abril porque, conforme a portaria do MiniCom, a campanha de esclarecimento sobre o desligamento do sinal analógico deve começar um ano antes de seu efetivo desligamento.A cidade de  Rio Verde, que será o primeiro piloto, está prevista prevista para o desligamento em 3 de novembro, e o anúncio para lá já está atrasado.

Tanto o conseheiro como os operadores e os radiodifusores concordaram que o cronograma de implantação é muito duro. A EAD é uma empresa de logística” afirmou Leila Loria, diretora executiva de relações institucionais e regulatórias da Telefônica Vivo.  Esta empresa, criada pelas operadoras, terá que distribuir 14 milhões de conversores da TV analógica para digital para as famílias que integram o cadastro do Bolsa Família.

Rede única

PUBLICIDADE

O presidente da EBC, Nelson Breve, voltou a defender a necessidade da rede única para a redução dos investimentos na rede. Segundo o presidente da Abert (associação das emissoras comerciais), Daniel Slavieiro, o principal gargalo do processo não é a transmissão,mas a recpção. “O desafio é que as empresas recebam.

Todas as cidades acima de 50 mil habitantes com pelo menos uma emissora transmitindo digital, onde investiram R$ 1,8 bilhão. O outro desafio é levar a digitalização para cidades onde não tem interesse econômico. “Pequenos e médios municípios tem um investimento grande, que precisará ser estudado no momento oportuno”.

Segundo Breve, as emissoras públicas terão muita dificuldade de investir na digitaliação, embora saibam que é fundamental esta questão. ” Melhorou o sinal de Porto Alegre e triplicou a audiência da TV pública”,afirmou. Para ele, seria melhor colocar um freio de arrumação para pensar melhor a aplicação dos recursos.

Anterior NET diz que nova regra da Anatel vai impor custos de mais R$ 3 bi aos operadores de TV paga
Próximos Ericsson testa LTE agregado a espectro do WiFi