Globosat fica fora dos canais independentes na TV paga


A Agência Nacional de Cinema (Ancine) divulgou nesta sexta-feira (31) a lista dos canais brasileiros de espaço qualificado, que passam a ser considerados para cumprimento de cotas de canais nacionais na TV Paga de acordo com a nova regulamentação de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). A Globo, que aceitou sair do controle da NET para que a Globosat fosse considerada programadora independente, teve seus produtos classificados apenas como nacionais. 

O resultado foi o mesmo para o Grupo Bandeirantes, dono da operadora TV Cidade. O canal Arte 1 entrou na lista de brasileiros de espaço qualificado. A Bandeirantes informou que o resultado era esperado e que a publicação da lista é importante para o avanço na negociação com as empacotadoras. 

PUBLICIDADE

A partir de novembro o serviço de TV por assinatura deve incluir um canal brasileiro de espaço qualificado (entretenimento) a cada seis canais de espaço qualificado. Em setembro de 2013, a obrigação passa a ser de um brasileiro a cada três de espaço qualificado, com limite de 12. Desse total, um terço deve ser programado por programadora brasileira independente e dois devem ter pelo menos 12 horas de conteúdo nacional independente, sendo que ao menos um deles não pode ser controlado ou coligado a concessionária de serviço de radiodifusão, o chamado super independente. 
 

Restou ao Canal Brasil, CineBrasilTV, O Canal Independente e Prime Box Brazil a classificação de brasileiro de espaço qualificado, com 12 horas de conteúdo nacional independente. O Canal Brasil ficou de fora da lista dos canais super independentes por ter participação da Globo.  Foram classificados como canal de espaço qualificado programado por empresa independente, que deverão ocupar um terço do total de canais nacionais, o CineBrasilTV, o FashionTV Brasil, o Prime Box Brasil, o Travel Box Brasil, o TV RaTimBum! (conteúdo infantil e adolescente) e o Music Box Brasil (videomusical). 

Cícero Aragon, diretor presidente da BOX Brasil, dona do canal Prime Box Brasil, comemorou a classificação. Para ele, a Ancine fez um bom trabalho de checagem dos canais com mais de 12 horas de conteúdo nacional. “Entendo que a Ancine avaliou a programação por um período determinado e considerou o que era cada um”.

Veja a lista completa dos canais brasileiros de espaço qualificado.  

Anterior Conselho consultivo aprova relatório da Anatel
Próximos Google desiste de captar anúncio pela TV