Portal de Telecomunicações, Internet e TICs

Operadoras

Anatel mantém assimetria na tarifa de interconexão fixa (TU-RL)

A disputa envolve milhões de reais entre a TIM e a GVT e NET.

O conselho diretor da Anatel decidiu hoje, 4, não mexer por enquanto nas regras de assimetria da tarifa de interconexão da rede fixa (a TU-RL) até que se decida sobre se o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) revogou ou não esta assimetria.

A decisão se baseou em recurso da Claro-Net e Telefonica – GVT, contra decisão de um gerente da agência, que havia informado à TIM que a assimetria da regra teria sido revogada com a publicação do PGMC. Com isso, a TIM, que paga 20% a mais para a Telefônica e para a Embratel cada vez que um usuário seu faz uma ligação para um número da GVT ou da NET, resolveu mandar a conta pedindo o dinheiro que teria pago a mais de volta.

O conselho diretor entendeu porém que o gerente não tinha competência para tomar uma decisão dessa importância. Os valores envolvidos somam a casa de milhões de reais.

Os conselheiros resolveram também estudar mais a fundo esta questão, já que a TU-RL é uma tarifa controlada pela Anatel e essa assimetria poderá ser revista no futuro.

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS

Acompanhando a trajetória do sol em painéis fotovoltaicos
Ao aprender com os girassóis, os rastreadores usam os recursos de machine learning para acompanhar o movimento do sol no sentido leste-oeste, aproveitando melhor incidência solar.

 



 

 

FWA poderá ser impulsionado com recursos do Fust
A tecnologia está sendo considerada pelo governo para levar conectividade em áreas não atendidas e para conectar escolas com recursos do fundo.

Conexão com qualidade na entrega dos serviços