PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Infraestrutura

Anatel libera implantação do 5G em mais 15 cidades

Seis cidades com mais de 500 mil habitantes e nove próximas de capitais e dos grandes municípios poderão ter acesso à tecnologia antecipado

 

Anatel libera 5G em mais 15 cidades
Crédito-Divulgação

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi) da Anatel anunciou a liberação de seis das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes aptas a implantarem o 5G imediatamente. São elas Ananindeua (PA); Jaboatão dos Guararapes (PE); Aparecida de Goiânia (GO); Caxias do Sul (RS); Joinville (SC); e Londrina (PR).

Caso seja do interesse das operadoras que detêm a faixa, a solicitação para implantação de estação radiobase estará disponível no site da Anatel já nesta quinta-feira, 15.

Segundo o conselheiro da agência e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, as 20 demais cidades com obrigação de implantação do 5G até 31 de dezembro deverão cumprir o prazo. E poderão solicitar a implantação de ERBs já no dia 1º de janeiro de 2023.

São elas: Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto. Osasco, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo e Sorocaba, todas no estado de São Paulo. E ainda São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Poderão ainda ter implantado o 5G a partir de 1º de janeiro de 2023 as cidades mineiras de Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora. Os demais municípios são Feira de Santana, na Bahia; Serra e Vila Velha, no Espírito Santo.

Mais 9 municípios

Outras nove cidades, próximas às capitais ou a municípios com mais de 500 mil habitantes, tiveram a faixa de 3,5 GHz limpa e, consequentemente, poderão ter o 5G implantado imediatamente, caso seja do interesse das operadoras. São elas: Olinda e Paulista, em Pernambuco; Diadema e São Caetano do Sul, em São Paulo; São José e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; Nilópolis, São João de Meriti e Mesquita, no Rio de Janeiro. As obrigações para essas cidades são em prazos diversos.

Moreira disse que houve aumento de pedidos do Kit de antenas parabólicas. Porém, o número oficial até agora ainda é muito baixo; 11,5 mil solicitados de uma previsão de 1,4 milhão.

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.