Anatel lacra rádios FM clandestinas em SP


Fiscalização da Anatel em SP

Uma operação conjunta realizada, na manhã desta quarta-feira (17), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP) e concessionária Enel Energia interrompeu a transmissão de 13 emissoras FM clandestinas na região do Parque Estadual da Serra da Cantareira, na capital paulista. A Anatel lacrou todas as emissoras FM encontradas.

Os equipamentos apreendidos passarão por perícia para identificação dos responsáveis. Além disso, a Enel desligou pontos de furto de energia, retirando cerca de meia tonelada de cabos elétricos do local.

A operação, realizada em uma região de mata fechada e planejada após diversas denúncias encaminhadas à Agência, contou com a participação de 70 agentes da GCM-SP que, inclusive, utilizaram cães farejadores para a localização de equipamentos eletrônicos.

Esta é a terceira grande operação da Anatel na região em 2021. Tendo sido interrompidas um total de 50 emissoras neste ano no local.

Regras de Fiscalização

A Anatel publciou em agosto deste ano novo regulamento de Fiscalização. Trata-se da primeira regra geral que traz conceitos da regulação responsiva. Entre as novidades está a ampliação de casos de redução de multas e diálogo constante com as operadoras infratoras, visando solucionar o problema antes de instauração de processo administrativo (Pado). 

(com assessoria de imprensa).

PUBLICIDADE
Anterior Em movimento fora da curva, TV paga via satélite cresce
Próximos Anatel vai lançar site Espectro Brasil, com vista nos ISPs