Anatel esclarece: vai estudar números telefônicos para comunicação de dados
A Anatel informou hoje, 21, que não pretende estudar uma nova numeração IP (Internet Protocol), conforme informou este portal na semana passada, a partir dos debates travados na reunião do conselho diretor. Conforme explicaram os técnicos da agência, o Comitê Gestor da Internet (CGI) é o fórum responsável pela numeração IP no país, e não a Anatel.
A agência vai estudar o impacto, no mercado de telecomunicações, da atribuição de números telefônicos para a comunicação de dados, ou seja para as licenças do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que até hoje não têm sua própria numeração. Atualmente, quando um operador de SCM – grande, como a Telefônica com licença fora de São Paulo, ou pequeno, como um provedor regional – quer prestar o serviço de voz, ou ele precisa de uma licença de STFC (de telefonia fixa, para se ligar à rede fixa) ou ele usa a VoIP (com a numeração IP fornecida pelo CGI).
O estudo a ser feito pela Anatel pretende analisar o impacto da implementação de uma numeração própria para as licenças de banda larga e de que maneira essa medida pode estimular a competição, afetar a concessão e impactar outros mercados.