Anatel diz que preço médio do minuto do celular é de R$ 0,16


O preço do minuto da telefonia móvel no segundo trimestre de 2014 no Brasil – incluindo planos pré e pós-pagos – foi de R$ 0,16, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (24), pela Anatel. O estudo saiu no mesmo dia em que o relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT) aponta o custo da telefonia móvel do país como um dos mais caros do mundo.

Segundo a agência, a análise de preços é feita considerando-se a quantidade de minutos tarifados e a receita total gerada por esse tráfego. Cabe esclarecer que o conceito de minutos tarifados inclui não apenas aqueles cobrados diretamente do assinante, mas também os minutos com preço zero, decorrentes de promoções.

PUBLICIDADE

Por se tratar de um serviço prestado em regime privado, na telefonia móvel as empresas têm liberdade para a fixação de preços, ressalta a Anatel. E informa que homologa planos de serviço – planos básicos para a modalidade pós-paga, planos de referência para a modalidade pré-paga e planos alternativos para ambas as modalidades -, mas os valores registrados na agência não refletem as promoções praticadas de forma usual no mercado.

Veja evolução do preço do minuto:

PUBLICIDADE
Anterior Telecom Italia e Ericsson fecham parceria para a Expo 2015
Próximos Teles afirmam que minuto do celular no Brasil é oito vezes mais barato que o apontado pela UIT