Anatel cria app com ranking de qualidade de serviço na telefonia móvel


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou hoje (14) durante a Futurecom 2014 um aplicativo, gratuito, que mostra a qualidade da rede das operadoras de telefonia móvel. O programa está disponível nas lojas da Google e da Apple. Batizado de Anatel Serviço Móvel, o software traz um ranking, atualizado mensalmente, sobre a qualidade de serviço das operadoras, por cidade.

“O objetivo é informar o usuário da realidade dos serviços prestados em cada município brasileiro. Nós cadastramos todos os sites das operadoras e estamos divulgando um ranking dos serviços de voz e dados”, ressalta João Rezende, presidente da Anatel. Dois indicadores utilizados para avaliar a qualidade dos serviços são mostrados: disponibilidade da rede e queda das ligações. Ao colocar o celular na horizontal, o aplicativo exibe o histórico de qualidade das operadoras naquele município.

PUBLICIDADE

O usuário pode encontrar os dados por cidade, mas o aplicativo é capaz de identificar a localização e apontar a situação da rede no momento para o local. Também exibe a quantidade de ERBs por município e exibe a localização destas antenas em um mapa virtual. As ERBs são, ainda, classificadas por tecnologia (2G, 3G, 4G). Segundo a agência, foram investidos R$ 70 mil no desenvolvimento, realizado pela empresa +2x. O tempo de desenvolvimento foi de dois meses. O app também pode ser acessado pelo site da Anatel.

 

PUBLICIDADE
Anterior Compartilhamento de espectro nas áreas rurais com 900 MHz?
Próximos Big Data versus privacidade no caminho das operadoras de telecom