Anatel dá mais prazo para operadoras modernizarem o Ruralcel


area ruralO conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje, 07,  pedido de anuência feito pelas operadoras para substituir a tecnologia usada no Ruralcel e deu mais prazo para que as operadoras concluam a migração. Apesar do nome, o Ruralcel é um serviço de telefonia fixa para localidades remotas, fora das áreas de tarifa básica, prestado com infraestrutura móvel.

Oi, Telefônica e TIM pediram o aval da agência para substituir a tecnologia de rádio usada nas redes do sistema. Elas queriam autorização para trocar a tecnologia AMPS, analógica, usada ainda na primeira geração de redes celulares, por solução via satélite (VSat). No caso da Oi, a solução será contratada da Hughes. Também ganharam mais prazo para fazer a migração, até o final do ano. Com a autorização, elas ficam livres para seguir com a modernização, a partir da publicação do acórdão no Diário Oficial da União.

A modernização do Ruralcel se arrasta desde 2011, quando a Anatel publicou resolução determinando a digitalização do serviço – na época, com 40 mil usuários – até 2012. Mais tarde, as operadoras passaram a pleitear o uso de satélites, e a pedir extensões do prazo, para 31 de dezembro deste ano.

PUBLICIDADE
Anterior TCU questiona legitimidade do TAC da Oi e manda auditar Anatel
Próximos A tecnologia cibernética precisa de lei que a regule, diz pesquisador