Depois do Cade aprovar a operação na semana passada, hoje, 16, foi a vez da Anatel aprovar o ran sharing de TIM, Oi e Vivo para a frequência de 2,5 GHz.
Esta decisão tem uma diferença importante em relação ao ran sharing aprovado anteriormente para a Oi e a TIM pois, nesse caso, será autorizado também o compartilhamento de frequência.
No acordo anterior entre as duas operadoras, a Anatel autorizou que apenas os equipamentos fossem compartilhados. Agora, além dos equipamentos, o espectro das três empresas será usado conjuntamente.
Segundo o relator da proposta, conselheiro Igor de Freitas, “ com o compartilhamento da frequência estaremos ingressando no estado da arte, com a racionalização de custos e oferta de serviços para maior eficiência no uso do espectro”.
No entender de Freitas, esse compartilhamento não vai afetar a competição e vai permitir que as empresas ofereçam banda larga com velocidades maiores, visto que poderão ser usadas as Bandas das três operadoras, que somam 40 MHz.
Área Conurbada
A Anatel não aceitou, no entanto, a proposta das empresas para que pudesse ser feito o ran sharing nas áreas conturbadas em outras frequências, visto que foi constatada interferência se fossem usadas as faixas de 2,5 GHz. A agência decidiu que até que seja encontrada uma solução tecnológica contra a interferência, não poderá haver o compartilhamento nessas cidades.
Segundo o Cade, esse compartilhamento só vai ser feito nas cidades de 30 a 100 mil habitantes.