Anatel aprova mudança acionária da NII Holding, mas frisa que há um acionista com poder de mando


A Anatel aprovou hoje, 30, a reorganização societária da NII Holding, controladora da Nextel no Brasil, mas, ao contrário do que afirmava a empresa, de que os votos seriam pulverizados, a agência identificou um controlador majoritário na empresa.

A Anatel aprovou hoje, 30, a reorganização societária da NII Holding, controladora da Nextel no Brasil, mas, ao contrário do que afirmava a empresa, de que os votos seriam pulverizados, a agência identificou um controlador majoritário na empresa. A agência  mandou também  apurar se a troca de controle foi efetivada sem a sua anuência prévia, conforme os indícios apurados.

Os quatro conselheiros acompanharam o voto do conselheiro Marcelo Bechara, com as ressalvas feitas pelo conselheiro Rodrigo Zerbone. Para Zerbone, não se poderia aceitar o argumento de que a empresa teria o controle pulverizado, tendo em vista que um único sócio, o fundo Capital Research Managment Company possui 37,5% das ações da holding. Além disso, Zerbone ressaltou que houve integral troca de controle na empresa, tendo em vista que todos os sócios antigos deixaram a companhia para serem substituídos pelos credores, que assumiram as novas ações.

Devido a esta troca de controle, Zerbone entende que há indícios apontando para a consumação da troca de controle antes de a Anatel ter analisado o processo o que poderá implicar em aplicação de multa na empresa.

Anterior Nokia cresce, com ajuda do câmbio
Próximos Alcatel-Lucent comemora melhora no caixa, mas mantém prejuízo