Anatel anuncia Projeto Espectro Brasil


A Anatel vai lançar, em breve, uma plataforma para expor informações sobre espectro disponível e em uso no país. Chamada Projeto Espectro Brasil, a inciativa vai apresentar informações detalhadas sobre as frequências, a quais regulamentos estão sujeitos, que serviço pode ocupar aquela faixa, se ela é ou não licenciada.
“É uma prateleira de facilidades para que todos possam promover o ingresso no serviço de telecomunicações”, anunciou Vinícius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, da Anatel, durante o fórum online Regulamentação e Casos de Uso Para a América Latina. Caram abriu a cerimônia, que teve as participações de representantes de agências reguladoras de Brasil, Costa Rica, Colômbia e México.
“Temos o papel de agente regulador para uso eficiente do espectro, garantir a sustentabilidade e promover modelos de negócios. E para isso – já aproveito para fazer a propaganda – criamos o Projeto Espectro Brasil”, ressaltou.

Com o Projeto Espectro Brasil, a agência pretende facilitar o uso conforme as diferentes aplicações possíveis. Com a 5G, lembrou Caram, aparecerão soluções em áreas como agronegócio, indústria 4.0, logística, IoT, utilities, inteligência artificial.

PUBLICIDADE
Anterior Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte tem novos membros
Próximos Anatel vai rever regulamentos em função do PGMU V