Anatel abre tomada de subsídios sobre redes privadas

Contribuições podem ser feitas no prazo de 60 dias, até 12 de dezembro

Crédito-Freepick

A Anatel abriu, nesta quinta-feira, 13, a tomada de subsídios contendo questionamentos a respeito do uso do espectro de radiofrequências por sistemas de telecomunicações associados ao Serviço Limitado Privado (SLP). As manifestações poderão ser feitas até o dia 12 de dezembro.

O objetivo da tomada de subsídios é coletar informações da sociedade para subsidiar proposta de atualização das condições de uso do espectro pelos sistemas de telecomunicações. Será revista a regulamentação aplicável vigente que estabelece as condições de uso para sistemas do serviço limitado privado, incluindo suas submodalidades, conforme estabelecido pela Resolução nº 617, de 19 de junho de 2013.

A agência quer respostas sobre quais são as faixas de operação do sistema de telecomunicações utilizadas. Se o sistema utiliza tecnologia de modulação analógica ou digital e qual a largura da faixa do canal utilizado pelo sistema. E ainda qual é a potência de operação do sistema (potência entregue à antena) e qual o ganho máximo da antena utilizada.

A tomada de subsídios inclui questionamento sobre quais aplicações estão associadas ao sistema. E, por fim, quais são as informações adicionais julgadas pertinentes para operacionalização do sistema.

O texto completo da tomada de subsídios (consulta pública número 74), pode ser acessado pela página do Participa na internet. O prazo de contribuição é de 60 dias.

O SLP ganhou destaque com a destinação de faixas do 5G para o serviço e com a possibilidade de que essas redes tenham interconexão com as redes de serviço de interesse coletivo. Esse tema está sendo estudado na proposta de simplificação regulatória.

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588