A Amazon anunciou, nesta terça-feira (18), que o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está trabalhando com a empresa para converter e distribuir via internet mais de 200 livros didáticos para centenas de milhares de professores do ensino médio de escolas públicas usando a tecnologia Whispercast. A digitalização dos livros não será cobrada pela empresa.
Os professores que utilizam o aplicativo gratuito de leitura Kindle conseguem ler, destacar, fazer anotações e utilizar o dicionário diretamente nos livros didáticos, mesmo quando os tablets não estão conectados à internet. Até o momento, mais de 40 milhões de eTextbooks foram entregues.
O FNDE está usando a tecnologia de Whispercast para gerenciar com segurança o seu catálogo de eTextbooks (Livros Didáticos Digitais), para abrir e organizar as contas dos professores em grupos e distribuir os livros digitalizados sem esforços e com rapidez. O conhecimento da Amazon em tecnologias de compressão de livros garante que os professores consigam um rápido download e uma excelente experiência de leitura em tablets.
Embora a tecnologia Whispercast utilize o formato Kindle, compatível com o leitor digital de mesmo nome da Amazon, ela também roda em PCs e em tablets com sistema operacional Android, da Samsung, e iOS, da Apple.
“Estamos satisfeitos em oferecer Whispercast como uma das tecnologias de base para este programa inovador. Trabalhando com o FNDE, a Amazon reforçou o Whispercast, que tem sido usado por milhares de escolas nos Estados Unidos, para atender as necessidades dos professores e administradores no Brasil. Estamos entusiasmados em trazer novas tecnologias que ajudarão o segmento da educação no Brasil”, diz Alex Szapiro, Country Manager da Amazon.com.br. “Esperamos trabalhar com o FNDE para alcançar alunos e professores em todas as séries, com o objetivo de contribuir para a melhora da educação no país.”(Da redação, com assessoria de imprensa)