Altice já emite dívida para pagar pela PT Portugal


O grupo francês de telecomunicações Altice iniciou a emissão de dívida para financiar a compra, por 7,4 bilhões de euros, dos ativos da PT Portugal. A empresa vai colocar no mercado títulos que vencem entre 2019 e 2024. Realizam a venda dos bônus a Altice S.A. e as subsidiárias Altice Finco e Altice Financing.

Parte da nova dívida será feita em euro, e parte em dólares. O montante em moeda norte-americana somará US$ 5,33 bilhões. A parte em moeda europeia será de 2,58 bilhões de euros. Segundo a companhia, o dinheiro será usado para concluir a compra da PT Portugal “entre outras coisas”.

A Altice comprou a PT Portugal da Oi. O acordo, firmado no final do ano passado, recebeu ontem aval dos acionistas da PT SGPS, sócia da Oi, para ser levado a cabo. A expectativa é que a operação seja concluída até meados no ano.

Em 2014, o grupo francês já havia realizado uma mega campanha de aquisições, fundindo as empresas SFR e Numericable por cerca de 17 bilhões de euros. Também comprou a operação francesa da Virgin Mobile. A Altice pertence a um dos homens mais ricos do planeta, o bilionário Patrick Drahi.

Ações
A compra foi bem aceita no mercado. No Brasil, as ações da Oi sobem dois dígitos pelo terceiro dia seguido. As ações preferenciais têm alta de 10,63% às 13h30, e as ordinárias, de 11,25%. Na bolsa europeia Euronext, as ações da PT SGPS sobem 11,87%. As da Altice têm ganhos de 6,27%.

Anterior Oi: suspiro de alívio coletivo.
Próximos TIM lança serviço de assinatura de audiolivros