Alerta de desastres naturais passa a funcionar em todo o país na segunda-feira


O serviço de alerta de desastres naturais por SMS estará disponível para todo o país a partir de segunda-feira (26) com a adesão dos estados do Norte e Nordeste. Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão poderão cadastrar seus celulares para receber mensagens de alerta. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos SMS.

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação. O acompanhamento executivo do serviço é feito pela ABR Telecom.

PUBLICIDADE

O sistema foi desenvolvido pela Anatel em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. Envie o CEP de seu endereço para 40199 para se cadastrar.

Anterior Ficará mais barato ligar de fixo para celular
Próximos Ministério Público quer atuais acionistas fora do conselho da Oi