Adesão do e-commerce ao Black Friday foi de quase 90%, diz Pay Pal


Se havia dúvidas da entrada do Black Friday no calendário brasileiro, uma pesquisa realizada pela Big Data Corp a pedido da Pay Pal, mostrou que já se trata de uma data importante. Pelo menos no que diz respeito à adesão do comércio eletrônico. Pelo levantamento, 89,4% do e-commerce no país, o que representa 450 mil sites de vendas de produtos, aderiu às promoções nessa data. Os sites de grande porte, aqueles que possuem mais de 500 mil visitantes e são compostos por grandes redes varejistas físicas e virtuais, tiveram uma adesão de 100%.Mas os menores não ficaram totalmente de fora e 74,3% dos que registram até 10 mil visitas mensais, também c contribuíram para o evento.

Segundo Francisco Rodrigues, sócio da Big Data Corp, uma das propostas da pesquisa era também identificar o alcance das promoções. E ela mostrou que o preço médio oferecido Black Friday foi de R$ 372,00, o que representou um desconto de 30,86% em relação a quatro semanas antes. Nos grandes e-commerces, o preço médio foi de R$ 145,00, um desconto ainda maior, de 51,99% também sobre as quatro semanas anteriores. Os pequenos sites não tiveram o mesmo poder de fogo e registraram um ticket médio de R$ 440,00, desconto de 20,43%.

Se o Black Friday entra para valer no calendário de datas promocionais, o Cyber Monday, outra investida importada do comércio dos Estados Unidos, ainda precisa se desenvolver mais, segundo Rodrigues. A adesão do e-commerce a esse movimento foi, no geral, de 63,50 %, bancado principalmente pelos grandes sites do varejo.

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