Acessos em banda larga ultrapassam 114 milhões em agosto


O número de acessos em banda larga ultrapassou 114,7 milhões em agosto deste ano, com um crescimento de 41% frente a agosto de 2012. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 33,4 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos doze meses. Desde o início do ano, 28,6 milhões de acessos foram contratados, a um ritmo de 1,4 nova conexão por segundo.

Na banda larga fixa, os acessos somaram 21,5 milhões em agosto. Desse total, 2,6 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 13% no período. A quantidade de acessos em banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros

A conexão à internet pela rede móvel em 3G e 4G alcançou um total 93,2 milhões de acessos em agosto, com 49,4% de crescimento em relação a agosto de 2012. Na banda larga móvel, 78,2 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

PUBLICIDADE

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 14%, com a ativação de 412 novos municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.461 municípios, onde moram 90% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013. Só neste ano, 176 municípios receberam as redes de 3G.

A nova tecnologia de quarta geração, que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com mais de 380 mil acessos. O 4G já chega a 57 cidades, número nove vezes maior que a exigência definida pelo edital de licitação, que era a de cobrir apenas as seis cidades sede da Copa das Confederações, atendidas em abril.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Leilão de 700 MHz pode ser adiado, afirma ministro das Comunicações.
Próximos Nova versão do Oi Mapas nos apps