O governo de SP quer ampliar os serviços digitais, instalar mais pontos de acessos WiFi, tornar disponíveis os mais variados apps dos serviços de governo nos smartphones e unificar o atendimento ao cidadão. Segundo o subsecretário de tecnologia e serviço ao cidadão da secretaria de Governo, Julio Semeghini, com as diferentes iniciativas de inclusão digital, o governo pretende dar um novo salto no atendimento à população paulista.
Hoje, informou, 25% das pessoas que procuram o Poupa Tempo ou o AcessaSP, utilizam esta infraestrutura para o seu próprio trabalho. Outras 25% são estudantes que buscam as instalações para a sua pesquisa e 25% estão atrás de empregos. Ao unificar as bases de dados, o governo pretende permitir, por exemplo, que aquela pessoa que procura trabalho possa ser procurado pelo próprio sistema que passaria a oferecer um curso de capacitação, curso este que faz parte de programa de diferentes secretarias de governo.
“Mais de 75% das pessoas que procuram o Poupa Tempo têm até dois salários mínimos, por isto, precisamos vincular o conceito de empreendedorismo com o de inclusão digital”, afirmou ele.
Embora o governo paulista continue a ampliar os pontos de atendimento do Poupa Tempo ou do AcessaSP, Semeghini assinala que a meta é oferecer mais serviços digitais, para minimizar o deslocamento da população, que hoje precisa ir aos pontos de atendimento presencial até para fazer um agendamento. “Estamos otimizando o uso compartilhado do governo e não apenas abrir postos presenciais, que têm custos muito altos”, assinalou.
Banda Larga
Segundo o subsecretário, hoje a demanda da população é por mais banda larga, seja nos postos públicos digitais, seja nas áreas rurais que sequer tem rede de telefonia móvel.
“Hoje, a população quer banda larga razoável para trabalhar, para se divertir. Há um grande descompasso entre os que têm computador e smartphone e a oferta da banda larga”, afirma o subsecretário. Segundo ele, o governo tem instalado 177 pontos de acessos WiFi e leva o AcessaSP para as áreas rurais e pretende continuar a ampliar o programa.
Pretende ainda tornas disponíveis diferentes marcas de smartphones nos pontos de atendimento de SP .
Julio Semeghini participou do 17º Wireless Mundi, promovido pela Momento Editorial, com o patrocínio da Furukawa, Oi,TIM e apoio da Brisa, Ericsson, Prodam, Prodesp e Vert.