Abranet quer uso outdoor para WiFi 6


A Associação Brasileira de Internet (Abranet) concorda com a proposta da Anatel de destinar toda faixa de 6 GHz para o WiFi 6, mas entende que a aplicação outdoor e não apenas indoor, deve ser analisada. A entidade sustenta, em contribuição à consulta pública da Anatel sobre o tema, que as aplicações pretendidas a partir do uso do espectro não licenciado são aqueles que levarão a cobertura de redes locais sem fio para zonas rurais e áreas carentes.

PUBLICIDADE

“Além disso, as aplicações em dispositivos de baixíssima energia, operem, particularmente, na banda de 6 GHz para oferecer suporte a aplicativos de alta taxa de transmissão de dados, incluindo dispositivos de alta performance, vestíveis, de realidade aumentada e virtual são também uma possibilidade a ser considerada. Neste sentido é muito importante que as avaliações técnicas busquem também subsidiar os níveis de potência nos quais os dispositivos indoor e outdoor possam operar”, sugere a associação.

De acordo com a entidade, não existem justificativas para a não definição de uso outdoor e para as restrições de antenas, e características de equipamentos que certamente criam uma grande limitação de uso e para uso de diferentes produtos já disponíveis no mercado desde 2019.

A Abranet sugere ainda que o uso por serviços de interesse restrito deve ser avaliado considerando todo o ambiente competitivo do setor de telecomunicações e as futuras regras de uso de espectro em discussão.

Anterior Carlos Slim, dono da Claro, é internado com covid-19
Próximos Sercomtel inicia PDV com indenizações de até 18 salários