Aberta consulta sobre requisitos técnicos da faixa de 27,5 GHz

Frequência é destinada para prestação do SLP e do SCM em aplicações de redes privativas de suporte à denominada "Indústria 4.0, IoT e computação em nuvem
Consulta visa definir requisitos técnicos da faixa de 27m5 GHz/Crédito: Freepick-
Consulta visa definir requisitos técnicos da faixa de 27m5 GHz/Crédito: Freepick-

A Anatel abriu, nesta sexta-feira, 8, consulta pública da proposta de Ato aprovando Requisitos Técnicos e Operacionais para a faixa de frequências de 27,5-27,9 GHz pelo prazo de 45 dias. O texto tem por objetivo disciplinar o uso da frequência de 27,5 GHz a 27,9 GHz, para prestação do Serviço Limitado Privado e do Serviço de Comunicação Multimídia em aplicações de redes privativas de suporte à denominada “Indústria 4.0”, conceito que representa a automação industrial orientada à comunicação de dados, envolvendo inteligência computacional, controle e automação, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem.

A proposta trás como requisitos operacionais adicionais o apontamento mecânico das antenas transmissoras de estações base em ambiente aberto (outdoor) deve estar na linha do horizonte ou abaixo dela. Aponta a necessidade de serem  tomadas medidas para garantir que os feixes das antenas transmissoras de estações base em ambiente aberto (outdoor) não apontem acima da linha do horizonte.

O texto destaca que não poderá ser consignada largura de faixa de frequências superior a 200 MHz para estações localizadas a ambientes abertos (outdoor). Estações base em ambientes fechados (indoor) estão dispensadas desta limitação.

Diz ainda que as estações de sistemas terrestres autorizados não devem solicitar proteção contra interferência prejudicial de estações do Serviço Fixo por Satélite na faixa de frequências de 27,5 GHz a 27,9 GHz.

As contribuições poderão ser feitas até o dia 23 de maio.

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588