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Abecs alerta consumidores contra golpes com cartões

A Abecs lança campanha com cinco videoaulas para alertar os consumidores sobre golpes envolvendo pagamentos com cartões de crédito e débito.
Abecs alerta consumidores contra golpes com cartões - Crédito: Freepik
Crédito: Freepick

A Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, acaba de lançar uma nova campanha com cinco videoaulas para alertar os consumidores sobre golpes envolvendo pagamentos com cartões de crédito e débito. Os vídeos mostram situações corriqueiras para explicar como funcionam alguns tipos de golpe e o que o cliente deve fazer para se proteger.

A divulgação das novas videoaulas será feita por meio da plataforma do YouTube, com foco no público consumidor de diferentes segmentos, e terá duração até dezembro de 2022. O objetivo da iniciativa é ampliar os esforços do setor financeiro no combate e na prevenção a fraudes, principalmente em um período que conta com datas tradicionais de consumo, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Vídeos explicam como se prevenir

Cada peça da campanha aborda um tipo de golpe e explica de maneira didática o que o consumidor pode fazer para não se tornar vítima dos fraudadores. A campanha engloba tanto situações que podem ocorrer no momento da compra quanto aquelas em que o cliente recebe ligações ou mensagens de golpistas que tentam obter dados pessoais e do cartão.

A campanha também aborda os benefícios do pagamento por aproximação, esclarecendo dúvidas sobre a segurança da modalidade, que cresceu 345% e movimentou mais de R$ 235 bilhões apenas no primeiro semestre de 2022. Atualmente, três em cada dez compras presenciais com cartão são feitas por aproximação no Brasil.

Golpe da maquininha: o que fazer para se proteger

Link: https://www.youtube.com/watch?v=BJl2pfRcHok

O vídeo mostra uma situação hipotética em que o consumidor está distraído na hora de digitar a senha na máquina de cartão, que, por sua vez, está com a tela danificada. O alerta é para que o cliente sempre confira o valor antes de autenticar a compra e, caso isso não seja possível por um defeito na máquina, não efetive o pagamento. O vídeo ainda recomenda que, na hora de pagar, o consumidor não perca seu cartão de vista, tome cuidado ao digitar a senha e verifique se devolveram o seu cartão correto.

Golpe do cartão por aproximação: mito ou verdade?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=KHvukyDwgME

O vídeo esclarece dúvidas e traz informações relevantes sobre a segurança da modalidade de pagamento por aproximação, que é considerada a inovação de pagamento que mais cresce no Brasil. O objetivo é tranquilizar os consumidores quanto a boatos de que criminosos estariam se aproximando das pessoas com uma máquina de cartão escondida, valendo-se de ambientes lotados para capturar transações indevidamente.

Conheça os benefícios do pagamento por aproximação

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZgSvjpgAVnM

Dado o grande aumento das transações por aproximação no Brasil, a peça reforça a necessidade de se conferir o valor da compra na maquininha antes de aproximar o cartão e concluir o pagamento. Isso porque o cliente não precisa digitar senha se o valor da compra estiver abaixo do limite pré-estabelecido. O vídeo ainda reforça que o consumidor pode desabilitar e habilitar a função de pagamento por aproximação junto ao emissor do seu cartão.

Cuidado com o golpe do telefone e do motoboy

Link: https://www.youtube.com/watch?v=WkqvJ76HB3s

Neste tipo de golpe, o criminoso liga para o consumidor e diz ser funcionário do banco, para tentar obter informações pessoais e do cartão. Além disso, ele informa que enviará um motoboy para a casa do cliente para retirar o cartão supostamente clonado. O vídeo alerta que os bancos e emissores de cartão não ligam para os clientes para confirmar dados ou solicitar a retirada de cartões.

Golpe dos links suspeitos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=LNwIyPznAW0

Mensagens de celular e e-mails fraudulentos, com links suspeitos, chegam nos mais variados formatos, como ofertas tentadoras, propostas de emprego, entre outros. O vídeo recomenda que o cliente sempre desconfie desse tipo de mensagem e não clique em links estranhos para evitar cair em golpes.

(com assessoria)

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