5G: Singtel, Ericsson e Qualcomm atingem velocidade de upload de 1,6 Gbps em teste corporativo

Resultado foi alcançado ao combinar ondas milimétricas de quatro redes de quinta geração móvel; capacidade deve ser utilizada em diversas indústrias
Empresas atingem velocidade máxima de upload em rede 5G
Velocidade de upload foi atingida ao agregar redes 5G de quatro operadoras (crédito: Freepik)

Em parceria, Qualcomm, Ericsson e Singtel anunciaram, na quarta-feira, 1º, que conseguiram viabilizar a velocidade máxima de upload de 1,6 Gbps por meio de ondas milimétricas em uma rede 5G.

O resultado foi alcançado ao agregar 4 portadoras em ondas milimétricas 5G. Com isso, a Singtel conseguiu atingir a velocidade máxima usando um dispositivo de teste equipado com o Snapdragon X65 5G Modem-RF System, da Qualcomm.

Segundo as empresas, aplicações da indústria em áreas como manufatura, transporte, saúde, entretenimento e produção de notícias geralmente exigem maior capacidade de uplink do que os usuários móveis comuns. Sendo assim, equilibrando a estrutura padrão de conexão, a Singtel foi capaz de variar as taxas de transferência de uplink e downlink, com a intenção de fornecer uma taxa de uplink mais alta para 5G em ondas milimétrica. Como resultado, elevou-se o pico do uplink.

Em comunicado, as companhias informaram que o experimento se mostra um caso de uso importante para impulsionar altas velocidades de upload 5G de maneira flexível, confiável e segura.

“Essa conquista é significativa e oportuna no suporte a empresas que precisam cada vez mais de velocidades de upload mais rápidas para suportar a transferência de grandes volumes de dados ou processar aplicativos complexos, como aplicativos pesados de streaming de vídeo para controle de qualidade de alta precisão e operações de fabricação”, afirmou, em nota, Tay Yeow Lian, diretor administrativo de redes da Singtel.

“Vamos continuar inovando e trabalhando com parceiros para aprimorar o uso do 5G por ondas milimétricas, especialmente devido às crescentes necessidades de empresas e consumidores na atualidade”, afirmou ST Liew, vice-presidente da Qualcomm CDMA Ásia-Pacífico e presidente da Qualcomm Taiwan, Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia.

Em janeiro deste ano, Silmar Palmeira, diretor sênior de produtos para Qualcomm Latam, sinalizou, em entrevista ao Tele.Síntese, que as ondas milimétricas se destacariam no uso 5G, principalmente no setor industrial.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10421