50 operadoras no mundo já ativaram redes de IoT Móvel

Companhias se dividem entre as que adotam LTE-M e as que recorrem ao NB-IoT, embora haja quem aposte em ambas, conforme a aplicação.

A GSMA, organização que reúne as operadoras móveis de todo o globo, anunciou que redes celulares de internet das coisas (em padrão LTE-M ou NB-IoT) já foram ativadas por 50 teles mundo afora. Ao todo, há oferta de serviços de IoT móvel em 49 mercados (países ou regiões), inclusive no Brasil.

A entidade contabiliza até o momento 68 redes de NB-IoT ativadas em 45 mercados e 25 redes LTE-M em 19 mercados. As ativações mais recentes foram registradas no quarto trimestre de 2018: Altice (Portugal; NB-IoT), Orange, (França e Romênia; LTE-M), Telenor Group (Noruega; NB-IoT, LTE-M), Telia (Estônia; NB-IoT), SFR (França; NB-IoT), Swisscom (Suíça; NB-IoT, LTE-M) e Vodafone (Malta; NB-IoT). Na Ásia, Grameenphone (Bangladesh; NB-IoT), Chungwa (Taiwan; LTE-M), Telkomsel (Indonésia; NB-IoT) e Megafon e MTS (Rússia; NB-IoT). A Verizon e a Spark também lançaram o LTE-M na América do Norte e na Nova Zelândia, respectivamente, enquanto a STC lançou o NB-IoT na Arábia Saudita e a Telefonica lançou o LTE-M na Argentina.

Conforme a GSMA, espera-se agora que a cobertura atinja aproximadamente 93% dos maiores mercados de IoT do mundo até o segundo trimestre de 2019. Até 2025 haverá 3,5 bilhões de conexões IoT de celular, incluindo 1,9 bilhão de conexões LPWA licenciadas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11070