161 cidades de Paraíba e Maranhão podem pedir transição para TV digital


O programa Digitaliza Brasil fará a transição do sinal analógico para o digital em 161 cidades da Paraíba e do Maranhão. O programa, financiado com recursos da Empresa Administradora da Digitalização, tem por objetivo concluir  o processo de digitalização das TVs analógicas no Brasil.

PUBLICIDADE

A chamada realizada pelo Ministério das Comunicações é direcionada a 94 municípios da Paraíba (cerca de 42% de todo o estado) e 67 do Maranhão (31%). As prefeituras que aderirem ao Digitaliza Brasil terão a chance de substituir os equipamentos de transmissão analógica por digitais, sem qualquer custo. Os municípios convocados têm até o dia 27 de agosto para se manifestarem e preencherem o formulário de manifestação de interesse.

O Digitaliza Brasil também distribui kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único. Para isso, as famílias devem atender aos critérios estabelecidos pelo GIRED, Grupo gestor constituído pelo MCom, Anatel e Setor de Radiodifusão e de Telecomunicações.

O programa começou na região Nordeste onde já lançou três editais, que contemplam Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Com isso, o Digitaliza Brasil atingiu 258 municípios. Na última semana, o MCom também publicou uma portaria que autoriza emissoras de TV a transmitirem sinal digital em dez municípios. São eles: Avelino Lopes, Beneditinos e Pedro II (Piauí); Capistrano, Fortim, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira e Nova Russas (no Ceará). (Com assessoria de imprensa)

Anterior Brasil começa modelo de remessa de dados com cláusula padrão, diz ANPD
Próximos Anatel registra menor número de reclamações por semestre desde 2015