Wireles Mundi – Em Pernambuco, celular na sala de aula.


  A assessora da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretária de Educação de Pernambuco, Renata Andrade, apresentou na segunda edição do Wireless Mundi o projeto de inclusão digital DEEP (Diário Eletrônico de Pernambuco). A intenção é implantar o Monitoramento Digital para facilitar o acompanhamento da infra-estrutura de telecomunicações nas escolas, além de estimular as …

 
A assessora da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretária de Educação de Pernambuco, Renata Andrade, apresentou na segunda edição do Wireless Mundi o projeto de inclusão digital DEEP (Diário Eletrônico de Pernambuco). A intenção é implantar o Monitoramento Digital para facilitar o acompanhamento da infra-estrutura de telecomunicações nas escolas, além de estimular as aplicações educacionais, como consulta de disciplinas e freqüência dos alunos através dos telefones inteligentes, ou smartphones. Para melhorar o funcionamento dos colégios estatuais o DEEP prevê a autorização eletrônica e a conexão com os programas sociais.

A primeira ação do projeto visa atender as visitas dos profissionais terceirizados às escolas para reparos na infra- estrutura. O uso do smartphone vai facilitar a identificação dos técnicos que serão cadastrados para terem acesso ao colégio, proporcionando mais segurança, em casos de furtos.

A segunda ação será a integração com os programas sociais que dependem de dados coletados nas escolas, como o Passe Fácil e o Bolsa Família. “Às vezes o aluno se matricula apenas para ter acesso ao passe fácil, o bilhete único que permite a utilização de ônibus pela metade do preço.” diz Renata Andrade referindo-se aos programas que dependem de dados coletados nas escolas.

A solução Móvel permitirá que os dados das escolas possam ser repassados automaticamente para o Ministério da Educação (MEC).

Anterior Wireless Mundi – Separação do SCM não sobrevive à consulta pública, diz Semeghini.
Próximos Wireless Mundi – Rever tarifas não é trivial, diz Anatel.