Windows é o sistema mais usado em PCs e servidores nas empresas brasileiras


O mercado corporativo brasileiro é dependente de uma fornecedora de software: a Microsoft. A constatação pode ser feita olhando-se os dados da Pesquisa Anual de Uso de TI nas Empresas feita pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-EAESP, divulgada hoje, 24.

Os dados foram coletados no começo do ano, em mais de 2,6 mil empresas no país, inclusive 66% das 500 maiores. E indicam que a Microsoft domina o mercado dos navegadores de internet (73% dos respondentes dizem usar o Internet Explorer). O Chrome, do Google, vem em seguida, usado por 20% dos pesquisados. Houve perda de 3 pontos percentuais da Microsoft, que migraram para o Google, frente ao estudo de 2018. O Mozilla Firefox foi citado por 6%.

A Microsoft domina também o segmento de email, com 74% dos respondentes dizendo que usam a solução da companhia de Seattle.

Quando o assunto são planilhas eletrônicas, vê-se um virtual monopólio da Microsoft, que tem 93% desse mercado. O sistema operacional dominante é o Windows, usado em 97% dos casos, nos computadores clientes. Nos servidores, o Windows é usado em 76% dos casos (1 p.p. a mais que na edição de 2018 da pesquisa).

Outros segmentos

Mas não é em todos os setores que a Microsoft é líder. Quando o assunto é inteligência analítica (BI+CRM), a SAP tem 25% do mercado. Oracle (17%), Totvs (15%) e Microsoft (14%) vêm em seguida. O ranking ainda tem Qlik (12%), IBM (9%), e outros concorrentes mais pulverizados (8%).

Já os sistemas integrados de gestão são domínio da Totvs. A companhia brasileira tem 34% deste mercado, enquanto a SAP tem 32%, a Oracle, 13% e a Infor, 5%. Microsoft divide os 16% com muitas outras empresas, como MV e Senior.

Anterior ANPD: Orlando Silva mantém a "jabuticaba" por mais dois anos
Próximos Empresas brasileiras elevam porcentual gasto com TI

4 Comments

  1. Fabricio
    25 de Abril de 2019

    Agora sabemos pq o Brasil e os brasileiros são como são.e o destino que os aguarda é tão bom e agradável quanto pode ser a um usuário de windows.

  2. Carlos Eduardo
    25 de Abril de 2019

    Essa pesquisa vai contra o mundo. O navegador mais usado por quase 80% no mundo é o Google Chrome.

    • Rubens
      27 de Abril de 2019

      Eduardo, estamos falando aqui de grandes e medias empresas, de usuarios CORPORATIVOS, e nao dos usuarios domesticos que usam o computador em suas casas ou em pequenas empresas…

      .

  3. Ulisses Costa
    26 de Abril de 2019

    Parei de ler na parte do Internet Explorer, acho que o percentual de uso não é tão alto nem dentro da própria Microsoft!