WiMAX vs.3G?


Em relatório deste mês sobre as duas tecnologias móveis, a Pyramid Research constatou que 78% das operadoras pesquisadas planejaram investir em WiMAX; 62% delas têm planos de investir na tecnologia em 2007; 10% informaram que o nível de investimento em WiMAX poderia ser de mais de US$ 100 milhões. Das empresas entrevistadas, 14% disseram que …

Em relatório deste mês sobre as duas tecnologias móveis, a Pyramid Research constatou que 78% das operadoras pesquisadas planejaram investir em WiMAX; 62% delas têm planos de investir na tecnologia em 2007; 10% informaram que o nível de investimento em WiMAX poderia ser de mais de US$ 100 milhões. Das empresas entrevistadas, 14% disseram que não pretendem investir em WiMAX, 8% ainda não sabem.

O estudo “Can WiMAX Challenge 3G? Performance, Economics and Opportunities” considera inúmeros aspectos da questão como modelo de negócios, entre outros, e conclui que a opção por uma ou outra tecnologia será determinada pela comunidade onde a empresa opera. E avalia que plataformas 3G serão dominantes em mercados maduros, enquanto a análise dos custos operacionais (opex) e invstimentos (capex) indica que o WiMAX móvel também pode ter sensível implementação em países em desenvolvimento de rápido crescimento, se a tecnologia cumprir o que promete, especialmente em relação à questão econômica.

(Da Redação)

PUBLICIDADE
Anterior Suspeitas de corrupção na Siemens adiam fusão com a Nokia
Próximos Multiplicam-se os testes para pagamentos móveis