WiMax recebe estímulo da UIT


A UIT (União Internacional das Telecomunicações) está prestes a aprovar a WiMAX como interface de rádio oficial. Com isso, a WiMAX pode ser elevada ao status de tecnologia da IMT-2000, (International Mobile Telecommunications-2000, padrão da 3G definido pela UIT). A 22ª reunião do setor de Radiocomunicação da UIT, encerrada semana passada, em Kyoto (Japão), recomendou …

A UIT (União Internacional das Telecomunicações) está prestes a aprovar a WiMAX como interface de rádio oficial. Com isso, a WiMAX pode ser elevada ao status de tecnologia da IMT-2000, (International Mobile Telecommunications-2000, padrão da 3G definido pela UIT).

A 22ª reunião do setor de Radiocomunicação da UIT, encerrada semana passada, em Kyoto (Japão), recomendou um subconjunto da WiMAX, a "OFDMA TDD WMAN" (Orthogonal Frequency Division Multiple Access/Time division duplex/Wireless Metropolitan Area Network), como nova interface rádio terrestre para o IMT 2000.

Segundo especialistas, a aprovação da UIT facilitaria o acesso dos operadores de WiMAX ao espectro, e insere a tecnologia como participante do processo da IMT-Avançada, para implementação em 2011. Apesar da aprovação final ainda não estar garantida, o movimento é significativo porque algumas companhias sem fio e reguladores queriam restringir o status oficial da UIT às tecnlogias 3G somente. Essa restrição deixaria a WiMAX fora de futuras alocações de espectro, e favoreceria os sistemas OFDMA baseados em 3G.

Durante anos o acesso à extensão da banda IMT-2000 (entre 2,5 GHz e 2,69 GHz) motivou intensos conflitos e pressões, políticas e técnicas, entre a comunidade favorável ao 3G e os apoiadores da tecnologia WiMAX. Além de simples espectro, o que torna a extensão da banda importante é a oportunidade de harmonização global de freqüências, que auxiliaria a interoperação internacional de serviços sem fio. (Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior Crescem investimentos em comércio eletrônico
Próximos Portugal Telecom afirma que não negocia mais com a Telemar