WiMAX Forum anuncia que vai adotar tecnologia TD-LTE


O WiMAX Forum anunciou que vai adotar diferentes tecnologias de rádio de acesso, incluindo a TD-LDE (o padrão da quarta geração da telefonia celular), rendendo-se ao padrão adversário. Em nota oficial, o grupo afirma que irá “acomodar a harmonização e coexistência de multiplas tecnoloigas de acesso banda larega sem-fio”.

A tecnologia WiMAX foi desenvolvida para ser uma alternativa ao padrão da quarta geração LTE, encampada pela maioria dos fabricantes estrangeiros do mundo. Mas, ela não conseguiu dar respostas para várias demandas da telefonia móvel. Duas grandes operadoras, uma na Rússia e outra nos Estados Unidos, que chegaram a implementar a tecnologia, para terem vantagens competitivas frente aos demais operadores de celular, acabaram abandonando o projeto, devido a seu elevado custo e problemas técnicos.

No Brasil, a Embratel, que comrpou a faixa de 3,5 GHz, chegou também a testar a tecnologia, mas acabou desistindo porque constatou que o número de usuários que poderiam ser conectados era muito pequeno, e o preço dos terminais muito altos.

Atualmente, a fabricante brasileira WxBr desenvolve tecnologia para a faixa de 3,5 GHz, em um model misto, com o uso de antenas WiFi na ponta e está atendendo a diferentes prefeituras, que pediram para ocupar esta frequência na Anatel. ( Da redação, com agências internacionais).

 

 

Anterior Aferição da qualidade da banda larga móvel começa no Rio
Próximos NET divulga lista de canais brasileiros em line-up em virtude do SeAC