Wayra vai financiar 15 empresas brasileiras por ano com recursos da Telefónica Digital



Londres – A Wayra, organização que atua como fundo de venture capital, e que conta com recursos da Telefónica Digital, está atrás de uma boa ideia. Na verdade, atrás de centenas de boas ideias. Segundo o diretor Gonzalo Martín-Villa, a companhia está investindo atualmente em 140 empresas iniciantes de 11 países, e conta com 12 incumbadoras. “Até agora investimos 7 milhões de euros apoiando sstart ups, mas a intenção é chegar a 10 milhões até o final do ano”, afirmou o executivo.

 

 

Segundo Augustín Moro, no Brasil, a Wayra irá selecionar todos os anos 15 pequenas empresas para apoiar financeiramente. “Até o final deste mês os primeiros quinze projetos brasileiros estarão escolhidos”, afirmou.

 

Conforme Martín-Villa, cada pequena empresa recebe 50 mil euros da Wayra para transformar sua ideia em um produto, além de receber o apoio de makerting. Os projetos não precisam estar diretamente vinculados ao mundo das telecomunicações ou voltados apenas para a financiadora.”Mas se eles atenderem demandas da Telefónica é ainda melhor, porque têm assegurado um importante cliente para o  produto”, assinalou o executivo.

 

A empresa faz chamamento público de projetos em cada país em que está presente e recebe centenas de propostas. Os selecionados passaram pelo crivo da propria Wayra, além de serem também recomendados pelas verticais (os setores especializados em cloud computing ou inteligência artifical, por exemplo) e pelo departamento operacional da Telefónica em cada país onde o chamamento foi feito. “Apoiamos os projetos da maneira mais simples e transparente possível, sem qualquer exigência para incorporação, como exigem, por exemplo, os fundos de capture ventures do Silicon Valley”, concluiu Martín-Villa.

A jornalista viajou a convite da Telefônica.



 

Anterior Acaba hoje prazo para fazer sugestões ao Marco Civil da Internet
Próximos "O brasileiro abraça o software aberto"