Wayra Brasil define projetos para apoio em 2013


A Wayra – projeto global de apoio a startups do Grupo Telefónica – anunciou na última sexta-feira cinco novas startups para receberem apoio em 2013 na Academia Wayra Brasil, em São Paulo. Entre as soluções a serem desenvolvidas com apoio do grupo de telecomunicações espanhol, estão uma de controle de rebanho pecuário e soluções para redes sociais por voz e para o mercado imobiliário, entre outras.

O júri de especialistas avaliou os onze projetos finalistas para chegar aos cinco contemplados. Dos projetos finalistas, cerca de 40% foram inscritos por equipes de estados fora de São Paulo. As esquipes vencedoras receberão R$ 100 mil, espaço físico, infraestrutura, apoio à gestão e ferramentas necessárias para impulsionar o desenvolvimento da ideia em produtos e serviços.

O prazo de permanência dos empreendedores na Academia é de até dez meses, dependendo do estágio de evolução de cada projeto. Como contrapartida, a Wayra é sócia minoritária de cada um dos empreendimentos. “Para muitos desses empreendedores, a iniciativa da Telefônica representa uma grande oportunidade de desenvolvimento”, afirma Carlos Pessoa, diretor da Wayra Brasil.

Startups selecionadas pela Wayra

· Bov Control – Solução de controle de rebanho pecuário, por meio de coleta e consolidação dos dados animais, permitindo que o pecuarista tenha controle do seu rebanho à distância.

· Gengibre – Rede Social por voz, capaz de transformar um texto falado em um tweet. Objetivo é atender o mercado de celulares de baixo custo, os chamados featurephones.

· OvermediaCast – Ferramenta de social analytics para vídeos online, que monitora os acessos e o nível de engajamento de seus usuários.

· ProfDeaf – Tecnologia de acessibilidade para surdos, que traduz qualquer texto em português para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).

· Proprietário Direto – Rede Social para o mercado imobiliário, que conecta pessoas que estão em busca de imóveis com os proprietários que os ofertam. (Da redação, com assessoria de imprensa)
 

Anterior Projeto FIBRE, rede experimental de internet, será lançado em 2013
Próximos Holding latino-americana da Telefónica pode ser listada em Nova York