Vodafone enxerga recuperação do mercado europeu de telecom


A Vodafone diz acreditar que o mercado europeu de telecomunicações ultrapassou seu momento de instabilidade, que gerou queda de receitas ao longo de 2014, e deve retomar o crescimento neste ano. A empresa admite, no entanto, que ainda há muitos desafios para que as empresas do setor colham os benefícios dessa retomada.

Os comentários foram feitos pelo CEO da companhia, Vittorio Colao, durante a conferência de resultados do grupo. Os números apresentados, porém, desmentem essa visão. A Vodafone registrou receita de £10,11 bilhões, equivalente a US$ 15,7 bilhões, no trimestre terminado em junho.

O número representa diminuição de 2,9% na receita, mas o executivo aponta para crescimento orgânico, que exclui aquisições e perdas com o câmbio, de 3,3% para justificar sua percepção. A operação no Reino Unido mostrou crescimento de 0,2%, mas na Alemanha, na Itália e na Espanha a receita caiu 1,2%, 2% e 5,5%, respectivamente. No restante da Europa, houve crescimento “orgânico” de receita de 0,6%.

No mundo, a Vodafone registra 24,1 milhões de usuários 4G. Ao todo, nos 18 mercados em que opera, a companhia tem 449,19 milhões de clientes, com 121,18 milhões na Europa e o restante espalhado por Ásia e África. Em banda larga fixa são 12,31 milhões de usuários, principalmente na Alemanha (5,52 milhões, na Espanha (2,85 milhões) e na Itália (1,85 milhão). (Com agências internacionais)

Anterior Contrato de transferência de tecnologia do satélite da Telebras é adiado
Próximos Rede da RNP chega ao Amapá