Vivo tem o 4G mais rápido segundo a OpenSignal


abstrata-internet-app-velocidade-persectivaA Vivo manteve o primeiro lugar do ranking de velocidade de download em 4G feito pela Opensignal – empresa que mede o desempenho de redes móveis em todo o mundo. O relatório divulgado hoje, 26, mostra a conectividade no Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As medições foram feitas com 45 mil usuários, entre fevereiro e abril.

A operadora chegou ao topo do ranking de velocidade no começo do ano. Até outubro de 2015, o título era da Claro.

O mais novo levantamento mostra que a Vivo registrou velocidades médias de download de 18,6 Mbps no LTE. A Claro aparece em segundo no ranking, com média de 11,6 Mbps, a Oi em terceiro, com 11,4 Mbps, e a TIM em quarto, com 8 Mbps. TIM e Oi apresentaram recuo de 1 Mbps e 2 Mbps, respetivamente, em suas médias.

A OpenSignal afirma que, desde agosto de 2015, o 4G se expandiu no Brasil, com TIM e Vivo empatadas em termos de oferta – 56% de seus usuários estão em áreas cobertas por LTE. O Rio de Janeiro aparece como ponto fora da curva. O relatório identificou o empenho das teles em melhorar a conectividade para as Olimpíadas, a aponta cobertura média de 60% na cidade. A Nextel surpreende, com 77,8% de cobertura LTE na capital fluminense, enquanto Vivo tem 73,4%. TIM e Claro apresentaram média de 65,6% e 62,6%. A Oi registrou 43,8%.

No 3G, a consultoria aponta um empate entre Vivo, Claro e TIM, todas com velocidade de download entre 2,2 Mbps e 2,4 Mbps. Oi fechou o período com média de 1,6 Mbps, e a Nextel, com 1,1 Mbps. A média de download, juntando-se os dados de 4G e 3G, mostra a Vivo com velocidade de 5,7 Mbps, seguida de Claro, com 4,6 Mnps, TIM (3,5 Mbps) e Oi (3,2 Mbps).

Anterior TIM quer voltar a ter 24% da receita móvel em 2018
Próximos Anatel esclarece que não interfere em eleição de controladores da Oi

1 Comment

  1. Vagner Ornelas
    27 de julho de 2016

    Para o usuário, nem sempre é vantagem utilizar o 4G mais rápido, já que a franquia se esgota mais rápido conforme a velocidade. Clicou no arquivo errado, no link errado ou não era aquele vídeo que vc queria assistir, já detonou a franquia pois não dá nem tempo de cancelar. As operadoras deveriam dar a opção do usuário regular a velocidade do 4g de acordo com as suas necessidades. Depois que a Vivo limitou a internet do celular, eles rapidamente aumentaram a velocidade do 4g, ultrapassando a Claro, mas parece que a “bondade” na verdade tem a intenção de fazer o usuário gastar a franquia mais rápido e por consequência ter que comprar um pacote adicional para continuar navegando. Mais velocidade = maior lucro… As pessoas que já perceberam isso, muitas vezes forçam o celular a ficar no 3G para tirar o pé do acelerador no consumo de dados. Não sou contra o 4G ser rápido, mas a velocidade tem que ser compatível com o pacote de dados, afinal ninguém quer ver a franquia acabar só porque fez um speedtest.