Vivo, Nextel e Safra concentram os novos acessos móveis de fevereiro


A quantidade de acessos móveis ativos no Brasil encolheu em fevereiro, quando houve 138 mil desligamentos (-0,06%). O mês terminou com uma base total de 228,9 milhões de acessos. Mas os números divulgados pela Anatel mostram que, embora em geral tenha havido redução do mercado, quatro empresas se destacaram.

A Vivo foi a que mais atraiu novos clientes. A companhia adicionou 186,6 mil acessos no mês (+0,25% sobre janeiro), e terminou o período com 73,4 milhões de usuários (incluindo M2M). A operadora ativou 543 mil SIMcards em tecnologia LTE, 95,8 mil em M2M Especial, 76 mil em M2M padrão, mas desligou 373 mil chips 3G e outros 150 mil 2G.

A Nextel adicionou 43,3 mil novos acessos, e terminou o mês com base de 3,39 milhões de clientes, aumento de 1,29%. A maioria em tecnologia LTE (40,4 mil).

Já a entrante J. Safra Telecomunições, que opera com o nome comercial Cinco e pertence ao Banco Safra, adicionou 37,7 mil novos acessos, mais que dobrando sua base em relação a janeiro, terminando o mês com o total de 67,8 mil clientes. A empresa é especializada em M2M, equipando máquinas de pagamento via cartão, conhecidas como POS.

Dentre as grandes operadoras, quase todas conseguiram adicionar usuários. A exceção ficou por conta da TIM, que desligou 405 mil chips, terminando o mês com base de 55,34 milhões de acessos. Com isso, o ranking das maiores operadoras do país é liderado por Vivo, seguida por Claro, TIM e Oi (veja a tabela abaixo).

Empresas 2019-01 2019-02 Variação Mês a Mês Crescimento/Retração
Algar 1.274.673 1.274.673 0 0,00%
Claro 56.412.046 56.416.569 4.523 0,01%
Datora 404.058 412.215 8.157 2,02%
Nextel 3.350.487 3.393.869 43.382 1,29%
Oi 37.671.045 37.666.691 -4.354 -0,01%
Outros 159.322 207.010 47.688 29,93%
Porto Seguro 788.283 770.620 -17.663 -2,24%
Sercomtel 61.422 60.465 -957 -1,56%
Telefônica 73.239.609 73.426.243 186.634 0,25%
TIM 55.748.509 55.343.053 -405.456 -0,73%
Total Geral 229.109.454 228.971.408 -138.046 -0,06%

Pré vs. Pós-pago

No mês continuou o movimento de migração de clientes para o controle e pós-pago puro. O segmento pós-pago terminou fevereiro com 101,3 milhões de clientes, dos quais, 920 mil eram novos. Já o pré-pago fechou o mês com  127,6 milhões de acessos, 1 milhão a menos que em janeiro.

A Claro foi a empresa que mais adicionou no pós-pago em fevereiro, seguida por Vivo, Oi e TIM, como se vê na tabela abaixo:

Empresas 2019-01 2019-02 Variação Jan x Fev
Total Pós-pago 100.415.799 101.335.927 920.128
Claro 23.800.063 24.151.454 351.391
Telefônica 40.544.921 40.771.801 226.880
Oi 10.648.371 10.814.033 165.662
TIM 20.403.174 20.503.976 100.802
Outros 88.148 132.062 43.914
Nextel 3.301.618 3.342.804 41.186
Datora 404.058 412.215 8.157
Algar 428.286 428.286 0
Sercomtel 9.019 8.818 -201
Porto Seguro 788.141 770.478 -17.663

No pré-pago, ninguém desligou tantos acessos como a TIM, que segue limpando sua base de usuários, veja na tabela abaixo também.

Empresas 2019-01 2019-02 Variação Jan x Fev
Total Pré-pago 128693652 127635478 -1058174
TIM 35345335 34839077 -506258
Claro 32611983 32265115 -346868
Oi 27022674 26852658 -170016
Telefônica 32694688 32654442 -40246
Sercomtel 52403 51647 -756
Algar 846387 846387 0
Datora 0 0 0
Nextel 48869 51065 2196
Outros 71174 74948 3774
Anterior Projeto da Viasat prevê WiFi comunitário a R$ 3 por acesso
Próximos Governo lança em breve consulta pública de nova legislação para start ups