PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

AGROtic

Vivo Empresas lança mais dois produtos de IoT para o agronegócio

Produtos foram desenvolvidos por startups aceleradas na Wayra, hub de inovação do grupo Telefónica
Foto: Projetado pelo Freepik
Foto: Projetado pelo Freepik

A Vivo Empresas – segmento corporativo da Telefônica Brasil – lançou hoje, 20, duas soluções de internet das coisas para o agronegócio.

A Vivo Maquinário Inteligente faz a telemetria e gerencia veículos pesados como tratores, colheitadeiras e colhedoras. Um equipamento é colocado dentro da cabine e coleta dados referentes a 150 parâmetros presentes nas máquinas, que correspondem a 77% dos custos operacionais de maquinário pesado. O novo serviço impacta direto na redução do consumo de combustível e a na manutenção preventiva, por exemplo, segundo a empresa.

A solução é agnóstica a fabricantes, elevando sua usabilidade em diferentes marcas, e conta ainda com hotspot WiFi que permite a conexão de outros dispositivos dentro da cabine do veículo. Todos os dados lidos são enviados para uma plataforma em nuvem, podendo também ser gerenciados localmente via aplicativo, em tempo real.

O outro produto, batizado Vivo Clima Inteligente, prevê a conectividade de estações meteorológicas para apoiar o agricultor na tomada de decisão sobre o melhor momento para as atividades de manejo, plantio e colheita na fazenda.

O serviço coleta, armazena, processa e transmite dados de todos os sensores conectados às estações, podendo medir: chuva, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, umidade do solo, pressão atmosférica, nível e vazão de rios e lagos, além de qualidade do ar e da água.

Os agricultores terão acesso às informações em tempo real, de qualquer lugar. Além de uma estação meteorológica, a solução funciona como um hub de automação, podendo ser integrada com pivôs de irrigação, proporcionando economia no consumo de energia e de recursos hídricos, conforme a Vivo.

Os lançamentos foram desenvolvidos em conjunto com startups selecionadas em 2018, por meio da Wayra – hub de inovação aberta da empresa -, para compor o Agro IoT Lab, iniciativa entre Vivo, Raízen, Esalq-USP e Ericsson que escolheram seis projetos para serem trabalhados e auxiliar as empresas na construção de um ambiente mais digital para o agronegócio brasileiro.

Entre as startups envolvidas no lançamento estão a paranaense IoTag – para maquinário pesado – e a mineira Ativa Soluções – para solução climática. Antes de entrar no portfólio da empresa, o Vivo Clima Inteligente fez parte do piloto “Fazenda Conectada”, em uma área de 100 mil m² (10 ha), em parceria da Vivo com a Esalq-USP e Ericsson, em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS