Vivo ativa rede NB-IoT e LTE-M em Chapecó


A Vivo Empresas – área voltada ao segmento B2B da Telefônica Brasil lançou hoje, 19, sua redes de internet das coisas com tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M). A primeira cidade a receber as tecnologias é Chapecó (SC). A empresa promete IoT do tipo em todas as capitais nos próximos meses. O valor a ser investido não foi revelado. O fornecedor escolhido para a ativação no Sul do país foi a Huawei.

Com o anúncio, a Vivo amplia suas ofertas de conectividade gestionada aos clientes, que agora podem optar pela tecnologia que melhor atende as suas necessidades, garantindo aos dispositivos conectados maior autonomia de bateria e operação mais eficiente.

A aposta em duas tecnologias distintas tem motivo. A rede NB–IoT responde melhor por dispositivos estáticos – com aplicações em cidades, por exemplo, em iluminação pública, lixeiras, bueiros inteligentes, sistemas de alarmes, monitoramento, além de medidores inteligentes de água, luz e gás. Já a tecnologia LTE-M apresenta melhor performance em aplicações que demandam mais mobilidade, como rastreamento de veículos, de animais, de objetos de alto valor ou até mesmo em sistemas de pagamento por P.O.S.

Ambas as tecnologias serão essenciais para suportar o grande número de dispositivos conectados previsto para os próximos anos, segundo a Vivo. A intenção é explorar soluções com alcance amplo em ambientes remotos ou de subsolo.Também há planos para o mercado de carros conectados.

Atualmente, a Vivo conta com mais de oito milhões de dispositivos conectados no segmento M2M-IoT – do qual detém 42% do mercado.

Anterior Google anuncia OTT de games
Próximos Acordo com EUA favorece uso do Centro Espacial de Alcântara

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *