Vivo ampliou em 30% a cobertura 3G nos municípios


Anunciado em junho deste ano, o plano de expansão da rede 3G da Vivo já conseguiu ampliar a cobertura em 30%, saindo de 600 municípios em junho para 831 municípios este mês. A meta é levar a cobertura 3G da operadora para 2.832 municípios em dezembro de 2011, municípios esses que, potencialmente, têm capacidade para atender 85% da população brasileira. As informações são do diretor de planejamento da vice-presidência de Tecnologia de Redes da Vivo, Leonardo Capdeville, que participou hoje do 24º Encontro Tele.Síntese, realizado pela Momento Editorial.

Ao mesmo tempo em que amplia a cobertura 3G, a Vivo está investindo para dobrar a velocidade da rede HSPA+ dos atuais 21 Mbps para 42 Mbps no próximo ano. “Já negociamos com os fornecedores para dobrar a capacidade em 2011, usando os dois canais de transmissão como se fossem um para atingir a velocidade de 42 Mbps”, informou Capdeville. Os fornecedores da rede 3G da Vivo são Ericsson e Huawei. As duas fornecem o acesso e o core de voz é equipamento Ericsson e o core de dados da Huawei.

Telefonia rural
O diretor da Vivo participou do debate que discutiu os serviços de telefonia na zona rural.  Ponderou que é preciso haver uma política de desoneração fiscal e que maior compartilhamento de infraestrutura entre diferentes setores. “É preciso intensificar o uso de infraestrutura pública, com o uso das redes das elétricas para aumentar a capilaridade da rede de transportes”, defendeu.

Anterior Simulação da Telefônica indica VPL negativo para atendimento rural
Próximos Oi defende faixa de 450 MHz para zona rural